A cidade de Marituba tem avançado significativamente nas políticas de proteção à mulher, com destaque para o programa Pró-Mulher, uma iniciativa da Guarda Civil Municipal em parceria com a Secretaria Municipal Especial da Mulher (SEMU). O Pró-Mulher é um programa estadual ao qual os municípios aderem, com o objetivo de garantir segurança e apoio às vítimas de violência doméstica. Em Marituba, a iniciativa realiza visitas periódicas a essas mulheres, além de disponibilizar um canal de denúncia via WhatsApp, garantindo suporte imediato às vítimas.
Para a SEMU, a implementação desse serviço reforça o compromisso do município no enfrentamento à violência de gênero. "Com o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a proteção da mulher, a iniciativa Pró-Mulher surge como um importante instrumento de enfrentamento à violência em Marituba", destacou a secretaria ao Pará Conectado.
Além da segurança emergencial, a SEMU tem um papel essencial no acompanhamento psicológico e jurídico das vítimas, permitindo que elas reconstruam suas vidas com mais dignidade e autonomia. A geração de renda e independência financeira também são pontos centrais no trabalho da secretaria, que promove cursos profissionalizantes e projetos de empreendedorismo para ajudar mulheres a romperem com o ciclo de violência.
A articulação entre SEMU, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Segurança Pública (SESPED) e Polícia Militar reforça a rede de apoio às mulheres e reafirma o compromisso da gestão municipal. "Marituba está empenhada em proteger, acolher e garantir os direitos das mulheres, com o total apoio da nossa prefeita Patrícia Alencar e da vice Bárbara Marques", pontuou a secretaria.
O Pró-Mulher Marituba vai além de um canal de denúncia – ele representa uma cidade que se mobiliza para construir um ambiente mais seguro e justo para todas. Se você foi vítima ou presenciou um ato de violência contra a mulher, denuncie!